quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Colaboração entre disciplinas

Veja a semelhança entre o perfil das costa do Brasil e da África.
Seria possível imaginar que esses continentes um dia estivessem todos juntos?




Alfred Wegener (*1 nov 1880+ nov 1930) construiu a teoria da Deriva Continental - Pangéia.
Esta teoria fundamenta a Tectônica de Placas, explicação da Geologia para a movimentação dos continentes. Veja mais em http://www.geomundo.com.br/meio_ambiente00-terremotos-tectonica-das-placas2.htm .

Wegener não era geólogo: era Meteorologista formado em Física, doutor em Astronomia!

Coincidentemente ele era filho de pastor e estudou na mesma escola que meu avô Eberhard e minha sobrinha Nikoline: no Gymnasium zum Grauen Kloster em Berlim.

Em 19 29 foi testar um trenó movido a hélice e preparar a excursão principal para a Groenlândia no ano seguinte, na qual morreu. Foi sepultado por seu colega de trabalho, que despareceu no gelo. A data da morte é incerta, pode ser dia 16 de novembro de 1930.






Grandes descobertas e invenções foram feitas a partir de ações conjuntas de várias ciências, às vezes absolutamente distintas.



Às vezes é necessária uma ação criativa, ingênua e sem preconceitos de alguém fora da área para que seja possível encontrar soluções que o especialista talvez nunca vai descobrir porque pensa que já tem uma definição acabada e perfeita sobre todas as coisas do seu campo.

Outro exemplo:

Darwin (*12 fev 1809 + 19 abr 1822) é outro exemplo de colaboração entre as ciências. Foi estudante de Medicina (1825) em Edinburgh, Teologia em Cambridge (1827-1831) depois de desistir do estudo de medicina, que achava muito chato. Tornou-se membro da Sociedade de História Natural Plinian Society onde já havia discursado sobre Pontobdella muricata e Larvas de Flustra

Nenhum comentário: